Princípios
do Motorista
Fonte:
Guia Bike na Rua (por Clé Anderson) - Edição
Especial de BICI SPORT |
"Do Guidom para o Volante"
Ultrapassagem
Manter no mínimo 1 metro de distância ao ultrapassar
uma bicicleta. Um automóvel que passa muito próximo,
pode assustar o ciclista e causar um acidente. Se não
houver espaço suficiente, espere um momento de maior segurança.
Perceba as intenções do ciclista. Quase sempre
não adianta ter pressa, o farol lá na frente pode
estar fechado. Além disso, com o motor é mais fácil
retomar a velocidade do que pedalando.
Cruzamentos
Caso você encontre um ciclista que já tenha iniciado
a passagem por um cruzamento ou rotatória, ceda a sua
vez. A lei diz: cede a vez aquele que chega depois no cruzamento.
Nunca devemos esquecer a covardia da força de um motor
e um peso 80 vezes maior de um automóvel em relação
a um ciclista ou pedestre.
Conversão
Ao fazer conversões à direita, verifique se
não vai fechar um ciclista vindo de trás. Sendo
assim, aguarde-o passar antes de continuar seu caminho. Procure
perceber isto com antecedência, a preferência é
do ciclista que não tem como freiar se você cruzar-lhe
a frente.
Máximo de 40 Km/h nas Ruas
A lei diz que em ruas tranqüilas, mais estreitas, a velocidade
máxima de um automóvel DEVE SER de 40 Km/h. O respeito
a esta lei é pré-requisito fundamental para o sucesso
da filosofia Bike Na Rua. Um ciclista trafega normalmente
entre 10 e 40 Km/h. Acontecendo um choque entre ambos, o impacto
resultante terá no mínimo 1 e no máximo
40 Km/h, já com grandes chances de tornar-se um acidente
grave.
Lembrete: O velocímetro foi colocado bem a vista.
Tenha o hábito de sempre controlar sua velocidade. Lembre-se:
o ciclista tem a preferência do canto direito.
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